quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Campanha Diaconia contra o Preconceito



Diaconia, Gapa e Ongs do Paraguai e Haiti lançam campanha contra o preconceito
01 de dezembro de 2009
No dia Mundial de Luta contra Aids organizações não-governamentais do Brasil lançam em parceria com Paraguai e Haiti campanha internacional contra o preconceito aos portadores de HIV.

A Diaconia (PE) e o Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (GAPA/BA) lançam hoje, dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra o preconceito a Aids, uma campanha internacional de combate ao preconceito aos portadores de HIV-Aids. A campanha está sendo realizada em parceria com ONGs do Paraguai e Haiti e vai ser veiculada simultaneamente nos três países.

A campanha é composta de anúncios para jornal, VTs de 30'' para TVs, banners de internet e cartazes que alertam contra a discriminação e consequente violação dos direitos das pessoas que vivem com o HIV. “O fato de a pessoa viver com o HIV não deve lhe impedir de ter um trabalho, amigos, convivência social, enfim,uma vida normal”, diz o coordenador do Programa de Apoio a Ação Diaconal das Igrejas (PAADI), da Diaconia, Sérgio Andrade.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou recentemente uma lei que pune com reclusão de um a quatro anos as pessoas que discriminarem os portadores do vírus HIV. Esta medida deve beneficiar aproximadamente 630 mil infectados pela doença no Brasil. O projeto pune as seguintes condutas discriminatórias: recusar, procrastinar, cancelar ou segregar a inscrição ou impedir que permaneça como aluno em creche ou estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado; negar emprego ou trabalho; exonerar ou demitir de seu cargo ou emprego; segregar no ambiente de trabalho ou escolar; divulgar a condição do portador do vírus HIV com o intuito de ofender-lhe a dignidade; e recusar ou retardar atendimento de saúde.

Até 2003, já foram notificados no Brasil 277.154 casos de Aids. Estima-se que, atualmente, no país, haja 600 mil pessoas portadoras do vírus HIV. Destas, 200 mil já fizeram o teste e as demais não sabem sequer que vivem com o vírus.

No mundo, cerca de 33,4 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus da Aids. Embora este número signifique um crescimento se comparado às 33 milhões de pessoas infectadas em 2007, um maior número de pessoas está vivendo mais tempo com a doença, por conta da disponibilidade de medicamentos para o tratamento do HIV.

“O número de mortes relacionadas à Aids caiu em mais de 10% nos últimos cinco anos ao passo que mais pessoas ganham acesso a medicamentos que salvam a vida”, informa o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Programa Conjunto da ONU para HIV/Aids (Unaids), cuja elaboração ocorreu a partir de dados compilados em 2008.

Ficha Técnica:
Onde: Brasil, Paraguai e Haiti
Quando: 1º de dezembro de 2009
Informações: Emanuel Rodrigues – Diaconia (3221.0508) – comunicaçã o@diaconia.org.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Fontes para entrevista no Brasil: Gleizy Gueiros e Sérgio Andrade – Diaconia ( gleizy@diaconia.org.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ), ( sergioandrade@diaconia.org.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ) e Harley Henriques – GAPA/BA ( gapabaharley@terra.com.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ) 71 3328.9200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário